O ABSURDO OU O DIÁLOGO DOS POSSÍVEIS EM GUIMARÃES ROSA E MIA COUTO

O ABSURDO OU O DIÁLOGO DOS POSSÍVEIS EM GUIMARÃES ROSA E MIA COUTO

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO EM LITERATURAS LUSÓFONAS COMPARADAS

Sumário
Constitui objectivo do presente trabalho apreender as manifestações do absurdo plasmadas na ficção de João Guimarães Rosa e Mia Couto, procurando fixar semelhanças e diferenças das mesmas figurações.
Assim, no primeiro capítulo, procurámos pôr em evidência a ruptura literária de cada escritor contextualizado no universo literário do seu país.
No segundo capítulo, procurámos identificar intertextualidades sob um enquadramento comparatista, aproximando campos temáticos no universo da lusofonia.
Em seguida, no capítulo terceiro, procedemos a uma reflexão dedicada ao conceito do absurdo, sob o prisma da filosofia.
Por fim, no quarto capítulo, analisámos o horizonte textual, procurando fazer o levantamento dos elementos que nos permitissem chegar às figurações do absurdo.
Nas conclusões, procurámos sistematizar as ideias mais importantes que aproximam e diferenciam os escritores em causa face ao tema do absurdo.

Abstract
The main object of this work is to study the revelation of the absurd in João Guimarães Rosa and Mia Couto’s fiction, by trying to fix similarities and contrasts within both moments of creation.
Thus, in the first chapter we tried to enhance the literary rupture of both writers, each of them contextualized in his country literary universe.
In the second chapter we tried to identify crossing textual features under a comparative framing, approaching common themes within the Luso-Brazilian universe.
Later in the third chapter we made a reflection about the concept of the absurd from the philosophic point of view.
Finally, in the fourth chapter, we proceeded to the analysis of textual horizon, making a survey on the elements that could help us reach the absurd in both writers’ work.
In the conclusion chapter we systematized the ideas that most bind or deviate from these writers’ own path in what concerns the absurd.

Inhaltsangabe

Das hauptsächlichste Objekt dieser Arbeit ist die Enthüllung des Unsinns in João Guimarães Rosa und Mia Couto’s Fiktion zu studieren. Dafür werden wir die Ähnlichkeiten und die Verschiedenheiten dieser Literaturwerken versuchen zu befestigen.

Daher, am ersten Kapitel haben wir das literarische Bruch jeder Schriftsteller innerhalb der literarischer Welt ihres Landes im Offenkundigkeiten versucht zu stellen.

Am zweiten Kapitel haben wir die Kreuzung der Ansichten der Texten unter einem vergleichenden Rahmen und gleichzeitig allgemeine Themen innerhalb des portuguiesischen-brasilianischen Weltall annähern versucht zu identifizieren.

Später, am dritten Kapitel haben wir eine Reflexion über dem Begriff des Unsinns unter einem philosophischen Prisma gemacht.

Zuletzt, am vierten Kapitel haben wir den Horizont der Texten analysiert und die Aufstellung der Elementen die uns helfen würden das Unsinn beider Schriftstellern studiert.

Am Abschluss Kapitel haben wir die Ideen dieser Schriftstellern die ihnen mehr oder weniger annähern und unterscheiden hinsichtlich dieses Thema des Unsinns systematisch dargestellt.

Sem comentários: