Escalada Desportiva

Índice
1 - Historia da escalada desportiva
2 - Modalidades da escalada
3 - Técnicas e modos de escalar
4 - O equipamento
5 - Bibliografia

1. História da escalada desportiva
Ao longo dos anos e de modo a ultrapassar os vários tipos de obstáculos, a escalada foi desenvolvendo as mais variadas técnicas e estilos.
A história da escalada desportiva (em rochas ou paredes artificiais), teve início nos anos 70, quando um senhor teve a ideia de pendurar pedras na sua parede de casa, para na época mais fria poder praticar.
As paredes artificiais surgiram na Europa com o objectivo de substituir a rocha nos períodos mais frios do ano.
Com o surgimento desta modalidade, a vertente competitiva da escalada mudou, em 1985 foi realizado em Itália o primeiro campeonato mundial. Em 1987 foi realizado o primeiro campeonato em parede artificial. Sendo criada a taça do mundo de Escalada Desportiva em 1990, e dois anos mais tarde nas Olimpíadas de Barcelona, foi finalmente consagrada a modalidade; quando foi praticada como demonstração.

2. Modalidades da escalada
Existem muitas modalidades de escalada e neste trabalho apresentam-se algumas para perceberem como a escalada tem muitas vertentes.
Escalada desportiva: esta modalidade é realizada em rocha ou em paredes artificiais e explora as qualidades físicas, técnicas e psicológicas dos praticantes.
Escalada desportiva indoor / parede artificial: esta modalidade é uma simulação de escalada em rocha, a diferença é que aqui o praticante sobe paredes preparadas com agarras/presas, simulando pedaços de pedra. As dificuldades nos movimentos são semelhantes às das rochas naturais.
Escalada em Big Wall: a duração desta modalidade pode ser de vários dias, e é normalmente praticada em grupo. Esta variante pode exigir que o grupo praticante tenha de dormir ancorado nas paredes, utilizando tendas especiais. Alem de tudo este tipo de escalada exige grande técnica de escalada livre e artificial. É sem duvida um desporto para montanhistas mais experientes.
Escalada solo: faz-se sem cordas, arnês ou qualquer outro equipamento de segurança. Esta modalidade é para poucos praticantes, só deve ser executada pelos mais experientes, pois um erro e pode ser fatal.


3. Técnicas e modos de escalar
Escala é conseguir encontrar soluções de progressão eficazes sobre o plano que se estende por cima da nossa cabeças. Pode-se entender este desafio como um jogo de estratégia.
• O objectivo do jogo é encontrar uma solução para chegar ao topo (final da via de escalada);
• Os instrumentos do jogador são as suas capacidades e características tais com a altura, a envergadura, a flexibilidade, a força, a inteligência entre outras;
• A estratégia é adequar as capacidades do praticante às dificuldades impostas pelo obstáculo.
Também já houve quem lhe chamasse o “Bailado Vertical”. O bailado está na eficiência do movimento, progredir da forma mais simples possível e com o mínimo de esforço como se não custasse nada!
A utilização dos pés é a técnica que talvez permite mais facilmente identificar a perícia do participante. Ao escalar deve-se ter a preocupação de procurar sempre bons apoios e, sobre eles, colocar os pés com a maior precisão possível – “como se os pés tivessem olhinhos!”. Depois de bem apoiados deve-se tentar adequar a posição corporal de forma a descarregar sobre eles a maior quantidade do peso, aliviando assim a força exercida pelas mãos e os braços.

4. O equipamento
O equipamento para praticar escalada é:
Arnês: Utiliza-se para unir o corpo do praticante á parede e bem justo;

Cordas dinâmicas: são elásticas de forma a absorver grande parte da energia, para que em caso de uma queda, o corpo não sofra esticões que provoquem lesões na coluna;
Mosquetão: serve para ligar o arnês à corda;
Gri – gri: é um aparelho mecânico criado para dar segurança. Serve para “fazer” subir e descer os praticantes, utilizado em conjunto com as cordas; Oito: serve para provocar atrito na corda. O seu funcionamento é idêntico ao do gri-gri mas não é automático;
Pés-de-gato: sapatos firmes e ajustados aos pés, servem para uma melhor aderência;
Saco de magnésio: serve para transportar o magnésio, para poder ser usado durante a subida, evitando a humidade nas mãos e facilitando a aderência ás paredes;
O capacete: esta protecção é indispensável, pois protege a cabeça do praticante da queda de pequenas pedras ou outros objectos.
Isto é o equipamento necessário para a pratica de escalada com segurança.

5. Bibliografia
Federações de escalada:
http://www.fcmportugal.com/
http://www.uiaa.ch/
Lojas online:
http://www.econauta.com/
http://www.aresta.com/
http://www.barrabes.com/
Bernardo Lopes da Silva Página 1 de 7
11º - Turma 5 - Nº 5

1 comentário:

FavaRica disse...

Tinha de ser do 11º 5ª :-)
Tem vindo a ser a melhor turma do 11º ano desde há uns 13 aninhos, ou não?
;-D